17 de abr. de 2010



  Sintomas: Nadadeiras fechadas, peixe se esfregando nas pedras e no fundo do aquário, dificuldade para respirar, pontos brancos. 

O agente causador do Ictio se locomove através de cílios vibráveis, e tem o nome científico de Ichthyophthrius multifiliis.

  Ele aparece quando geralmente a temperatura do aquário cai muito rápido mais pode aparecer também através de peixes novos trazidos das lojas que estejam contaminados ou até mesmo de plantas aquáticas novas.


  O ciclo de vida do Ictio Varia muito, pois ele precisa de muito oxigênio por isso se seu aquário tiver pouco oxigênio ele pode desaparecer mais rápido.
Mais se as condições do aquário estiverem propícias para o ictio ele pode demorar muito a desaparecer uma dica boa é você elevar a temperatura para 29 ou 30°C pois o Ictio Não consegue viver em temperaturas altas.


  O Ictio geralmente se aproveita dos peixes que tenham a imunidade mais baixa para depois poder se alastrar por todos os peixes do aquário. Uma boa dica é separar o peixe que estiver com Ictio em um aquário hospital e tratalo até que estiver totalmente curado 


  Geralmente os peixes tendem a ficar mais suscetíveis a doenças quando a temperatura não é fixa e fica elevando e baixando rapidamente por isso o termostato (e não o aquecedor) ajuda muito em uma aquário porque você pode regular a temperatura sem se preocupar se ela vai aumentar ou diminuir ajudando assim a resistência dos peixes e diminuindo o risco de doenças e o stress.


   No aquário onde se tenha introduzido o protozoário, o seu cisto ou esporo, logo haverá um ataque aos peixes mais suscetíveis, mesmo que seja momentaneamente.  Então o Ictio se aproveita e entra na epiderme do peixe onde surgem depois os pontinhos brancos que na verdade são fungos e não o próprio Ictio. 


  Nesta faze o Ictio se encontra na epiderme ou entre a epiderme e a derme do peixe, o Ictio busca se alimentar das células e do sangue dos peixes para se desenvolver e crescer, e assim acaba levando o peixe a anemia e intoxicando e levando a baixa Imunidade se não curado a tempo pode levá-los a morte.




 Segue abaixo imagem de um Peixe infectado por ictío:
 Nesta faze em que esta o peixe, fica muito difícil de matar esse parasita sem
matar o peixe, Já que estes parasitas se encontram em locais inacessíveis a medicamentos. Mais quando o protozoário estiver em seu maior tamanho ele se solta do peixe e vai para no fundo do aquário onde forma uma carapaça gelatinosa e se reproduz dentro dela até que esta carapaça se endureça e ele se solte, mais para carapaça endurecer a água precisa estar fria então a solução é deixar a água quente a 30°C por 18 dias e usar remédios para Ictio encontrados em lojas de aquarismo e pet shops então depois desse período só haverá Ictio em seu aquário se você entroduzir-los novamente. Então ai vai mais uma dica: Quando você ir comprar um novo peixe verifique se todos os peixes da loja estão em perfeitas condições nenhum pode estar com a nadadeiras fechadas, corroídas ou muito perto da superfície ou do substrato do aquário, Para saber se esta tudo bem tente fazer com que os peixes sigam seu dedo na frente do aquário se não seguirem é sinal que algo esta errado com ele. 

Tratamento:

Para tratamos um aquário com ictio devemos seguir as recomendações abaixo e não falhar nenhum dia.

dia de tratamento:
- Eleve a temperatura da agua para 29 ou 30°C
- Promover uma troca parcial de água de 50% sifonando o substrato.
- Remover o carvão ativo do seu sistema de filtragem pois ele absorve o medicamento, jogue-o fora pois ele ja esta contaminado com o protozoário e se voltar a uzalo pode inserir o protozoário novamente no aquário.
- Baixe o nível de água do aquário para poder oxigenar mais, pois os peixes com ictio necessitam mais de oxigênio.
- Apague as luzes do aquário.
- Aplique a medicação na dose recomendada. (Fique atento se você tiver peixes sensíveis como: Labeos, Botias, Corydoras, ou cascudos divida a dose por 2.)

2°, 3°, 4° dia de tratamento, deixe o medicamento agir.

dia de tratamento:
-Sifone o substrato troque 50% da água e reponha o medicamento perdido.

6°, 7°, 8°, dia de tratamento, deixe o medicamento agir.

dia de tratamento: -Sifone o substrato troque 50% da água e reponha o medicamento perdido.

10°, 11°, 12° dia de tratamento, deixe o medicamento agir.

13° dia de tratamento:
Sifone o substrato troque 50% da água e reponha o medicamento perdido.

14°, 15°, 16° dia de tratamento, deixe o medicamento agir.
-ja podemos observar peixes com melhor aparência e quase ou sem pontos brancos, e os peixes ja não se esfregam em troncos e pedras.

17° dia de tratamento:
- se todos os sintomas externos ja tenham desaparecidos a pelo menos 2 dias podemos concluir, fim do tratamento 

-Faça uma nova sifonagem de 50% coloque carvão ativo em seu filtro, acenda as luzes, e desfrute de seu novo e saudável aquário.

Obs: Este tratamento já foi testado por nós do Aquas e se todas as etapas forem cumpridas realmente funciona.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.

você não será identificado! Obrigado.

visitantes


Nosso lema é a vida!

Nosso lema é a vida!