8 de mar. de 2011


Como reproduzir: os ciprinídeos tem a tendência de comer seus ovos e filhotes por isso eles não costumam se reproduzir em aquários comunitários.

Iniciando a reprodução precisaremos de:
1 - casal de ciprinídeos
1 - Aquário de 25 litros para peixes pequenos, e maiores para peixes grandes.
- plantas como musgo de java ou folhas.

Parâmetros da água para reprodução:
Temperatura: 25ºC
PH: 6,4 a 6,8


Preparação para reprodução:
Note que a fêmea é maior mais roliça e tem as cores menos intensa que o macho. sempre prefira os casais mais novos, e durante uma semana alimente-os bem de preferencia a alimentos de qualidade e alimentos vivos como artêmias. separe a fêmea do macho durante dois dias

Iniciando e reprodução:
1 - Encha o aquário até a metade de acordo com os parâmetros de temperatura e PH, então coloque a forração no fundo que deve ser de musgo de java, folhas secas ou alguma planta de fundo.
2 - Tudo pronto ao final do dia junte o casal no aquário de reprodução.




O acasalamento:
Primeiro ocorre a corte em que ambos começaram a nadar em torno um do outro, então o macho utilizando as nadadeiras ele se exibe para a fêmea, e habitualmente só na manha seguinte que o ato se consuma, então o macho leva a fêmea para o fundo do aquário ou para perto das folhas e comprime-a assim ela libera alguns ovos, podendo chegar até 200 e 700 ovos. 
Os ovos liberados pela fêmea são logo fecundados pelo macho, caindo no fundo ou nas folhas. 

Quando notar-se que a postura acabou (a fêmea está bem mais "magra" cerca de 48  horas após), deve-se retirar ambos os pais. E devemos retirar também os ovos que estiverem brancos,pois estes não foram fecundados e apodrecerão sujando a água. Adesivos, os ovos ficarão grudados por cerca de 48 horas, quando eclodem. Durante os primeiros três dias, os alevinos alimentam-se de seu saco vitelínico. 

Alimentação dos alevinos:
 Após esse período de 3 dias, deve-se dar infusórios por mais 4 dias, após quatro dias, começamos a dar náuplios de artêmia, que aceleram muito o crescimento.
 É aconselhável que a alimentação à base de náuplios permaneça por três semanas, quando os filhotes já serão capaz de alimentar-se de ração seca, industrializada (porém, esta não oferece o mesmo resultado, em termos de crescimento e coloração).

Dica: é importante que a água dos alevinos seja sempre trocada parcialmente, de modo a manter sempre a sua qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.

você não será identificado! Obrigado.

visitantes


Nosso lema é a vida!

Nosso lema é a vida!