16 de out. de 2016

Como reproduzir: Basta adicionar água e pronto, é instantâneo!!

Felizmente isto é uma verdade, pois os poecilídeos por serem ovovivíparos ou seja a fêmea retém os ovos na barriga até o momento do nascimento ou eclosão, Por conta disso esta espécie tem uma grande facilidade em reproduzir basta você manter-los bem alimentados com alimentos vivos e nos parâmetros corretos da água.

Iniciando a reprodução precisaremos de: 
2- Fêmeas (de preferência jovens)
1- Macho Jovem
1- Aquário a partir de 30 Litros
1- Criadeira para poecilídeos
1- Musgo de java ou plantas de sua preferência
(Criadeira de poecilídeos)



Parâmetros da água para reprodução:
Temperatura: 25 a 28 °C
PH: 7,0 a 7,2

Preparação para reprodução:
Se você pretende  reproduzir já deixe o seu macho em um aquário separado das fêmeas, assim ele ficará mais excitado e as fêmeas estarão menos cansadas de suas investidas. Durante uma semana que antecede o ato alimente bem suas fêmeas com alimentos vivos como Artêmias.

Diferenciando o macho da fêmea podemos ver que o macho é menor e tem sua nadadeira anal transformada em gonopódio.




Iniciando a reprodução:
1- No aquário de reprodução coloque algumas plantas e certifique-se dos parâmetros da água, coloque o macho e depois as fêmeas.

2- Provavelmente o macho começa-rá a correr atrás delas e dar suas investidas, eles deverão ficar ali junto por 3 dias ou 1 semana.

3- O ideal seria separar-los após este período para que ele não continue sua investidas e deixe elas estressadas. A esta altura elas já devem estar fertilizadas.




O acasalamento:
Ocorre quando o macho ao investir na fêmea ele introduz o seu gonopódio na fêmea injetando seu esperma que irá fertiliza-la.

Após 4 semanas surge uma mancha escura na barriga da fêmea que indica o momento do nascimento, neste momento devemos deixa-la na criadeira até ela dar a luz aos alevinos, uma fêmea pode dar a luz de 20 a 100 alevinos de uma só vez.




Alimentação dos alevinos:
Os filhotes já nascem na forma de um mini adulto e nadando, no primeiro dia de vida eles se alimentam do resto de seu saco vitelínico, então após 24 de nascimento devemos alimentar-los com náuplios de artêmias, micro vermes, e gema de ovo cozido pois suas bocas são minusculas. Após 4 meses já são considerados adultos e atingem sua maturidade sexual.



Dicas: Nunca deixe os filhotes nascerem fora de uma criadeira pois os adultos inclusive a fêmea que está a dar a luz pode comer-los vivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa estar logado no Blog para comentar, deixe suas opiniões criticas e dúvidas.

você não será identificado! Obrigado.

visitantes


Nosso lema é a vida!

Nosso lema é a vida!